sexta-feira, março 02, 2007

Bento - o meu ídolo


Mítico Bento!
Um dia triste aquele em que faleceu o meu maior ídolo e referência de infância. Que me fez adorar futebol e principalmente querer ser guarda-redes em tudo o que eram peladinhas até aos dias de hoje. Era elástico como um gato. Foi considerado pelos ingleses o "Homem de Borracha". Ficam as muitas e boas memórias do melhor guarda-redes português.
Inúmeras foram as exibições incríveis e memoráveis produzidas por este guarda-redes temperamental. Foi internacional pela selecçao portuguesa 63 vezes sendo as mais mediáticas as de Glasgow em 1980, de Marselha em 1984, de Estugarda em 1985 e Monterrey em 1986.
No SLBenfica teve 18 épocas (1972-90), fez 466 jogos, venceu 8 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças.
Entre outros factos, esteve 1290 minutos sem sofrer golos. Venceu o campeonato 72-73 sem perder um jogo que fosse. Foi premiado com o jogador do ano 1977.
Entre defesas milagrosas a evitar golos feitos contam-se também momentos heróicos de eliminatórias europeias decididas com penaltys defendidos e outros marcados.
Assim se criou um mito do mundo do futebol, um exemplo de garra, força, determinação, querer, dedicação e mística para muitos miúdos da minha geração.