terça-feira, novembro 03, 2009

António Sérgio (1959-2009), chegou a Hora do Lobo


Desapareceu no passado dia 1 de Novembro o mítico António Sérgio, o maior tesouro da rádio portuguesa. A Voz da Rádio. O Lobo! Nunca dele tinha visto sequer uma foto até anteontem. Mas a sua voz tem algo de imortal e comecei a ouvi-lo ainda em 1992 quando fui estudar para Lisboa. Na altura o 'Som da Frente' passava na Comercial, se bem me lembro. Na altura já ele era uma figura incontornável, rebelde, resistente no meio musical e particularmente da rádio portuguesa. Depois segui-o no Lança-Chamas, um programa de música pesada ou metal. Transmitia conhecimento duma forma generosa. Com ele sempre sempre a descobrir coisas novas, novos sons, 'a Grande Música' como ele a chamou. A milhas de distância das playlists, dos tops, do que era comercial e banal. Continuei a aprender a ouvir música, noite dentro, a meias com o estudo, por vários anos e outros programas como o 'Grande Delta'. Após o fim da saudosa X-FM, surgiu novamente na Comercial com a Hora do Lobo, de 1997 a 2007. Nestes últimos anos segui-o através das emissões online mas já não tão regularmente. Até que há muito pouco tempo soube que tinha encontrado outra 'toca', na Rádio Radar. O seu programa, Viriato XXV, ainda continua a ser transmitido até final desta semana, pois já o havia gravado.
A sua voz continuará a ecoar no éter, nas minhas memórias. Ouvi-lo era um prazer tão grande como a música   que nos mostrava. É como ter perdido um amigo o qual nunca conheci. Poucos são os que lhe seguem as pisadas, mas ainda existem felizmente. Também digo que não foi o único que me seduziu com Grande Música mas é na verdade insubstituível. Obrigado e até sempre!


Ainda ontem passou uma entrevista na Radar, datada de 2007, altura em que saiu da Comercial e ingressou na Radar, e nessa entrevista passou um exemplo do que seria o conteúdo das emissões de Viriato XXV: Shock Me pelos Red House Painters, original dos Kiss. Ora, essa é para mim exactamente uma das lembranças mais antigas que tenho das coisas novas que António Sérgio 'mostrava' na rádio. Deu-me a conhecer essa banda entre outras e, assim, tornei-me um ouvinte atento dos seus programas. Muitas vezes anotava os nomes e depois, na altura na havia net nem downloads, nem dinheiro para cds, logo, a minha alternativa, era pesquisar e ouvir na Fonoteca Municipal de Lisboa alguns deles.
Aqui fica, via youtube, Shock Me por Red House Painters.

Etiquetas: , ,