segunda-feira, abril 12, 2010

God's Playground

in Publico http://publico.pt/1431578 - O Presidente polaco, Lech Kaczynski, e grande parte dos altos responsáveis da Polónia estão entre as vítimas mortais da queda do Tupolev Tu-154, ao serviço do Governo de Varsóvia, que esta manhã se despenhou pouco antes da aterragem em Smolensk, na Rússia. Informações avançadas por uma fonte das forças de segurança russas indicam que na origem do desastre terá estado um erro do piloto do aparelho. A hipótese de o mau tempo ter provocado o acidente também já foi colocada.


Na semana passada passou-se isto: iniciavam-se as comemorações dos 70 anos do massacre de Katyn. Os russos apenas reconheceram a responsabilidade pelos actos já no final dos anos 80. Os polacos não esquecem e resolveram revelar fantasmas do passado:



Putin convidou o homólogo polaco Tusk para comparecer no local do memorial às vitimas do regime de Estaline. O primeiro-ministro Tusk pertence à linha liberal, opositor ao partido do falecido presidente Lech Kaczynski, um conservador nacionalista, anti-russo e anti-alemão. Com a subida ao poder de Tusk, as relações com a Rússia de Putin melhoraram.
Há quem chame à queda do avião de Sábado passado uma terrível coincidência, consequências da revelação de fantasmas do passado, karma, outros aventam hipóteses de conspiração de Putin para afastar um inimigo junto com muitos dos seus leais apoiantes.
Não deixa de ser mais um trágico momento no 'God's Playground - a history of Poland' (cf. http://www.normandavies.com/)


resenha do aqui publicado 

Etiquetas: ,