segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Rescaldo Eleitoral

Resfriados os ânimos da noite eleitoral, e analizando a onda rosa que varreu o país (até na Madeira), o que mais me inquieta é o modo como o PS ganhou. Acho impossível defender que foi o programa ou as promessas eleitorais do PS que atraíram tantos eleitores. O programa era vago, não explicando as despesas a cortar, nem como aumentar as receitas. Alias, nem exisitiu uma ideia que empolgasse os eleitores, a única inovação foi o "choque tecnológico" que acho que ninguem conseguiu percer o que é (aparentemente a colocação de mil jovens licenciados nas novas tecnologias nas empresas). Numa altura em que são necessárias medidas de coragem não foi feita nenhuma menção a qualquer medida de austeridade. As promessas eram simples objectivos.
Será que foi a figura de José Sócrates que cativou os portugueses ? Talvez tenha influenciado nalguma medida (basta lembrar a "Quinta das Celebridades"), mas acho que ele ainda não tinha dado provas suficientes para justificar só por si esta vitória.
Acho sinceramente que o país votou em raiva, estava imensa gente furiosa com a governação, e imensa gente cansada de Santana Lopes. A imagém de SL estava demasiado gasta, muito por culpa da comunicação social, e em particular a TV, já ninguem acreditava nele, a própria campanha foi um desastre.
Não quero de forma alguma tirar o mérito à vitória do PS, ganharam e ganharam bem. Mas a maioria absoluta não eliminou os problemas do país, os problemas estão aí, e vão agravar-se, caso não sejam tomadas medidas urgentes. Acho que devemos dar o benefício da dúvida a José Sócrates, ele já fez parte de um governo muito mau, e só caí nos mesmos erros quem quer.
Esperemos para ver.