quarta-feira, março 23, 2005

Coral = Cabo Verde + Uniao Europeia

Dois dos chamados "Senadores" desta bela Nação, o ex-Presidente Mário Soares e o Presidente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, Adriano Moreira, defenderam na semana passada a adesão de Cabo Verde à União Europeia. A petição apresentada apela ao apoio do actual presidente da República e do novo governo socialista e utiliza os argumentos da identidade cultural e laços históricos que unem os cabo-verdianos e europeus. Diz ainda que Cabo Verde "interessa à Europa não apenas pela valência da segurança e defesa, mas também, e antes disso, por ser a melhor expressão das sínteses culturais que a experiência euromundista produziu, constituindo, como tal, uma plataforma excepcional para a relação Euroafricana".
Porventura são argumentos relevantes e de significado importante, poderá questionar-se se a adesão da Turquia beneficiará de argumentos semelhantes, mas não queria entrar por aí agora.
Queria apenas afirmar que sou a favor da adesão mas com uma condição: voltar a ser fabricada a nossa amada Cerveja Coral em Cabo Verde!
O ano passado tive oportunidade de visitar o referido arquipélago e, logo à chegada ao aeroporto do Sal, para minha muito agradável surpresa, pude matar a sede com uma Coral made in Cabo Verde! Com palmeira no rótulo e feita de água dessalinizada... Uma delícia que dispensa os amendoins! Ora que mais queria eu neste paraíso além da divinal possibilidade de manter o lema de "uma coral por dia..."? Fantástico! Há alguns meses soube, com grande mágoa, que a Coral deixou de ser lá produzida. Foi vendida, extinta, sei lá, no fundo uma desgraça qualquer aconteceu!... Meus amigos caboverdianos se à União Europeia quereis pertencer uma cerveja coral tereis que beber! Posted by Hello