terça-feira, abril 26, 2005

faltam 4...

Falta um mesito apenas para achar o campeão nacional 2004/2005! Reparem por favor que não referi "Novo" campeão, isto porque, com o Major de volta ao activo e Pinto da Costa liberto para fazer as suas chamadas oferecendo "rebuçadinhos" nunca se sabe se o FCP não chega lá...
Enfim, ainda assim, da mediocridade exibicional patenteada pelos 3 grandes sobressai o SLB que ampliou a vantagem sobre o 2.º classificado.
E assim vamos! Alguém sabe o que Sócrates anda a fazer? Isso interessa?... O país está suspenso e, pelos vistos, este blog também.

terça-feira, abril 19, 2005

fumo branco

três ganzas volvidas e da Capela Sistina saiu fumo branco...

segunda-feira, abril 18, 2005

e faltam 5...

É verdade meus amigos, a 5 jogos do final do campeonato e é inacreditável como o SLB continua à frente da classificação! Se se confirmar a vitória será mesmo o campeonato mais fácil de ganhar da história... uma equipa em formação, apostada a ganhar o campeonato da época 2005/2006 e consegui-lo já este ano?!?!? é quase anedótico!..
Bem hajam. Saudações Benfiquistas!!

terça-feira, abril 12, 2005

Populista

Os chamados "opinion makers" têm o habito de querer classificar tudo, de inserir a política em categorias. Começando pelos partidos "esquerda", "direita", "centro", "liberal", "conservador" ou então os políticos "cavaquistas", "guterristas", "santanistas" etc.
Na minha humilde opinião esta "mania" das categorias e da colagem de certos nomes a certas categorias é totalmente redutora. Será Sócrates um guterrista, será Marques Mendes um cavaquista, será Filipe Menezes um santanista, será possível reduzir a individualidade de cada um destes políticos a estas categorias ?
Uma das mais recentes categorias criada com a figura de Santana Lopes é o "populista". Ora o populista é aparentemente o político das massas, o orador do povo, os discursos emotivos em contraposição com o "intelectual" o político da elite, dos discursos racionais. No recente Congresso do PSD os tais "opinion makers" fizeram logo a distinção: Marques Mendes o intelectual, Filipe Menezes o populista. O problema é que esta categoria têm subjacente uma conotação negativa porque qualquer comentador é tendencialmente um intelectual não populista.
Depois perguntam porque é que os jovens não ligam à política, quando o que se pretende são discursos dirigidos aos intelectuais desprovidos de qualquer emotividade.

Conclave

Com a morte de João Paulo II, os cardeias reunem em conclave. Esta tradição vem dos tempos da eleição de Gregório X (1271), quando a população irritada pela demora na escolha do novo Papa trancaram os cardeias à chave ("con clave"), não lhes dando comida e retirando o tecto para os expor ao frio.

Combate ao Tabaco

O Governo prepara um conjunto de medidas para combater o uso do tabaco, nomeadamente agravando os impostos sobre este produto, e revendo a legislação que proibe fumar em certos locais.
A este propósito o médico Francisco Pimentel, no Público saiu-se com este fantástico raciocínio: "Se o estado tivesse uma medida dura e pura de simplesmente acabar com o tabaco, dentro de alguns anos a esperança média de vida da nossa população aumentaria de 8 a 12 anos e não haveria dinheiro para pagar reformas."
Pois é, convém que a malta fume, cobra-se mais uns impostos, e é menos alguns que atingem a idade da reforma.
Estas medidas dignas de qualquer país de primeiro mundo no nosso Portugal de 3º dá muito que pensar. Já acredito no CRF, o Papa é nosso ... (pelo menos no Vaticano, D. Policarpo pode continuar a fumar a preços acessíveis).

domingo, abril 10, 2005

Espírito Santo

O "Espírito Santo" representado por três figuras trôpegas fedendo de suor, passou hoje por casa: comeram, beberam e levaram dinheiro..... Estranha forma de vigarice é esta sustentada pelo hábito, pela tradição...
"A Religião é o ópio do povo", a frase assenta como uma luva.

Faltam 6...

Rio Ave FC 1 - SLBenfica 0
Pois é, ao contrário do que ironicamente afirmam portistas e sportinguistas, os benfiquistas (ainda) não enfiaram a faixa de campeão. Hoje não houve estrelinha, fica para a próxima!...

domingo, abril 03, 2005

faltam 7...

SLB 4 - CSM 3
e mais uma final ganha pelo SLB! 5 golos limpos mas só 4 validados pelo sr de preto.
Por seu lado o FCP ganhou este ano em casa pela primeira vez... foi precisa ajuda divina de Benquerença noutra vergonhosa arbitragem!

João Paulo II

Morreu Karol Wojtyla, após 26 anos de pontificado, um dos mais longos da história da Igreja Católica. Nascido nos arredores de Cracóvia (mesma região de Auschwitz), teve que sobreviver à invasão nazi e ao regime comunista. Com uma rápida ascensão na hierarquia eclesiástica, foi surpreendentemente eleito Papa em 1978 (o primeiro Papa não italiano em mais de 4 séculos).
Não esquecendo as suas raízes, e os povos oprimidos da Europa de leste, acaba por ter uma forte influência na libertação da Polónia do domínio soviético, e a consequente queda do muro de Berlim.
Decide que o seu pontificado seria marcado por uma abertura ao mundo, realizando mais de uma centena de viagens, re-aproximando os fieis ao Vaticano. Teve um papel determinante no fortalecimento do ecumenismo, nomeadamente no gesto emblemático no Muro das Lamentações, em Jerusalém, onde pediu perdão pelos séculos de perseguição que a Igreja fez aos judeus. Estes actos bem como a sua devoção à figura de Maria, que constituiu um certo alarido na ala mais conservadora da Igreja, faz com que este Papa seja considerado por muitos como inovador e liberal.
Todavia nas questões da moral, da sexualidade e da família, e da própria organização eclesiástica foi considerado por muitos como ultra conservador, nomeadamente em questões como o divórcio, o aborto, a eutanásia, a homossexualidade, a contracepção etc. Polémico foi igualmente o afastamento de padres/teólogos mais liberais essencialmente da América Latina, que perfilavam movimentos socialistas de raiz cristã, e depois as relações com a Opus Dei, e a contestada canonização do seu fundador José María Escrivá.
João Paulo II teve uma forte ligação a Portugal devido à sua devoção a Nossa Senhora de Fátima, em consequência do atentado que sofreu, a 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro.
Um homem admirado e amado por muitos e contestado por outros, fica para a história como um dos homens mais influentes do século XX. Fica a imagem de um homem bondoso, que nas suas palavras e gestos espalhava amor, essencialmente aos mais necessitados, as crianças, os doentes e os pobres.
Tive o privilégio e honra de cumprimentá-lo na sua visita de 1991, onde fiquei com a imagem de um homem fisicamente debilitado (já nessa altura) mas com uma força de espirito inigualável. Fica marcado como um dos momentos mais importantes da minha vida.