terça-feira, abril 12, 2005

Populista

Os chamados "opinion makers" têm o habito de querer classificar tudo, de inserir a política em categorias. Começando pelos partidos "esquerda", "direita", "centro", "liberal", "conservador" ou então os políticos "cavaquistas", "guterristas", "santanistas" etc.
Na minha humilde opinião esta "mania" das categorias e da colagem de certos nomes a certas categorias é totalmente redutora. Será Sócrates um guterrista, será Marques Mendes um cavaquista, será Filipe Menezes um santanista, será possível reduzir a individualidade de cada um destes políticos a estas categorias ?
Uma das mais recentes categorias criada com a figura de Santana Lopes é o "populista". Ora o populista é aparentemente o político das massas, o orador do povo, os discursos emotivos em contraposição com o "intelectual" o político da elite, dos discursos racionais. No recente Congresso do PSD os tais "opinion makers" fizeram logo a distinção: Marques Mendes o intelectual, Filipe Menezes o populista. O problema é que esta categoria têm subjacente uma conotação negativa porque qualquer comentador é tendencialmente um intelectual não populista.
Depois perguntam porque é que os jovens não ligam à política, quando o que se pretende são discursos dirigidos aos intelectuais desprovidos de qualquer emotividade.