sexta-feira, julho 25, 2008

O Parecer do Prof. Freitas do Amaral

Contra a corrupção, o abuso de poder, os mafiosos, chantangistas e banditagem...
O parecer é publicado na íntegra no site da FPF. Começaram as críticas ao mesmo, começando pelo inusitado Guilherme Aguiar, um dos lambe-botas do Presidente dos corruptos, que apesar de não o ter lido (?!?!?), o considera fantasioso! Guilherme Aguiar não é idiota mas eu também não.

Texto do jornalista Luís Avelãs no Record online sob o título: A credibilidade de Freitas:
Assumo que não sou especialista em leis. Logo, tal como já aqui o disse, não faço ideia se o que se passou na histórica última reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol foi tudo legal, só parcialmente legal ou completamente ilegal. Como “espectador” tenho é a mesma opinião de muitos: independentemente dos conhecimentos técnicos sobre a matéria, o sucedido nessa jornada foi triste, absurdo e humilhante. Para quem participou no acto, para todos os que acompanham e gostam da modalidade, para o futebol português.

Depois de um sem número de declarações em sentidos opostos, o País futebolístico acalmou quando Gilberto Madaíl resolveu entregar a Freitas do Amaral a missão de clarificar a situação. Todos os clubes envolvidos foram céleres a aplaudir a decisão do líder da FPF, enaltecendo as qualidades profissionais do ex-político. Estavam todos de acordo: o parecer do professor seria indiscutível, pois tratava-se de um “expert” na área, de uma pessoa acima de qualquer suspeita.

É óbvio que essas declarações não passavam de meros exercícios retóricos. Em Portugal, todas as pessoas são competentes e sérias até terem opiniões contrárias às nossas. Exemplos anteriores são mais que muitos e, neste caso concreto, recordo-me de ver dirigentes do FC Porto e do Boavista a elogiar Freitas do Amaral. No entanto, mal se soube a “leitura dos factos” do antigo secretário-geral da ONU e logo as críticas apareceram. Guilherme Aguiar foi o primeiro (pelo menos aqui no Record Internet). E não foi simpático. Mesmo sem saber o conteúdo do parecer, conseguiu qualificá-lo, de imediato, como “fantasioso”. Nada de estranho. Se a decisão fosse contrária, provavelmente seriam os responsáveis do Paços de Ferreira a ter as mesmas palavras. Por aqui, nesta terra de brandos costumes, a competência depende muito da cor da camisola.

Embora o parecer de Freitas do Amaral não seja vinculativo, creio que a partir de agora é praticamente seguro dizer que o Boavista vai mesmo baixar de divisão, que Pinto da Costa vai ser suspenso, que o FC Porto perde 6 pontos no último campeonato. As providências cautelares entretanto apresentadas podem ser facilmente anuladas pela FPF. Basta invocar o interesse público, tal como sucedeu o ano passado com o Gil Vicente. A menos que neste País tudo continue a ser julgado com pesos e medidas distintas consoante os envolvidos.

Uma última questão: já repararam que se o parecer tivesse sido pedido a Marcelo Rebelo de Sousa... seria tudo ao contrário, pois este professor “leu” a situação de outra forma? Quer isto dizer que, mesmo entre pessoas sérias e competentes, nem sempre é fácil avaliar as palhaçadas que se fazem no nosso futebol.

E por falar em palhaçadas, Freitas sugeriu à FPF algo com que todos os portugueses concordam: este CJ já era, arranjem outro. Bom, se calhar ainda há por aí uns iluminados a quem dava jeito ter esta rapaziada a fazer justiça. A sua justiça...

Etiquetas: , , , , , ,

quinta-feira, julho 24, 2008

`Isaltino na cozinha´ - 'Ronaldo roubado' : Hilariante

O 'Edição Extra´ era um pequeno programa de humor que passava na SIC Radical. O projecto iniciou-se num blog. Após dois anos de emissões foi decidido cancelar o programa mas o blog continua e os seus criadores com mantêm a imaginação, o sarcasmo, a sátira bem afiada, senão vejam estes hilariantes exemplos com Isaltino Morais e, mais abaixo, com Cristiano Ronaldo:
'Edição Extra contrata Isaltino Morais: Em plena época de defeso, a direcção do Edição Extra adiantou-se face aos restantes canais televisivos e assegurou os serviços de Isaltino Morais para o quadro do canal. O autarca vai levar a cabo uma série de programas culinários intitulada «Na cozinha com Isaltino», tirando partido dos seus gabados dotes gastronómicos. Este é o primeiro programa da série, que nos traz a receita «Caldeirada com Todos à Isaltino», sendo que no próximo episódio o edil ensinará a confeccionar o prato «Arroz Malandrinho do Isaltino». É pois mais uma excelente oferta de entretenimento completamente a não perder. É o serviço público a marcar pontos aqui no Edição Extra, onde a realidade teima em ganhar voz,
A redacção'




'Roupa de Cristiano Ronaldo roubada por ex-namorada:'
O craque português foi surpreendido por uma das suas ex-namoradas. Quando se preparava para filmar um dos muitos anúncios a que empresta a imagem, o jogador acabou por ficar apenas de roupa interior. Ainda assim o facto não foi suficiente para o dissuadir de conquistar uma das produtoras do filme publicitário. O Edição Extra esteve lá e conta-lhe como tudo se passou.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, julho 03, 2008

4 de Julho é dia de blue marlin world cup


A página oficial da maior competição mundial de pesca desportiva de marlin apresenta os resultados em tempo real.
Boa sorte aos participantes da Madeira, em especial aos barcos da Nautisantos!

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 02, 2008

Procura de novas/velhas riquezas

O que é isto? Andamos a catar o chão novamente?

Hoje duas notícias referentes a novos ricos. Na Irlanda ouro e nos EUA petróleo.

No Guardian online: Vast reserves of gold discovered in Irish hills

No Yahoo: Oil is making millionaires in North Dakota

E cá no burgo? nada? nadinha? Ó Sr. Silva veja lá se encontra uma coisinha de petróleo nos jardins do Palácio de Belém, é que a malta já ta farta dos 'ladrões das bombas de gasolina'

Etiquetas: , , , ,

Isto vai bater no fundo...

A edição online do Finantial Times revela a inquietação do DEUSTCHE BANK quanto à 'credit crisis':

Deutsche Bank reported its first quarterly loss in five years on Tuesday as it revealed the stark impact of the credit crisis on its investment banking activities.

Deutsche reported a net loss of €141m ($220m) for the first three months of 2008 as a result of what Josef Ackermann, chief executive, described as the most difficult markets “in recent memory”. He added that the short-term outlook remained highly uncertain.

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, julho 01, 2008

Esta nódoa ninguem lhes tira!


(cartoon do "Record")
Michel Platini revelou-se insatisfeito com a autorização concedida ao FC Porto de participar na próxima edição da Liga dos Campeões. A posição foi assumida de forma peremptória numa entrevista concedida ao diário espanhol Mundo Deportivo. «Como presidente da UEFA não estou nada contente com a sua (FC Porto) inclusão na Liga dos Campeões», refere, acrescentando que, durante o seu mandato, «a UEFA vai lutar até à morte contra a corrupção».

Citado em tudo o que é imprensa desportiva e não desportiva, nacional e internacional, blogs e etc.

Etiquetas: ,