quarta-feira, outubro 01, 2008

Corruptos apoiam-se

Notícia do Record online:
"Polónia pode ser suspensa da fase de qualificação
FIFA AUMENTA PRESSÃO SOBRE GOVERNO DO PAÍS

A FIFA lançou esta quarta-feira um sério aviso ao governo da Polónia: se a suspensão do elenco directivo da federação de futebol (PZPN) do país não for anulada até ao próximo dia 6 de Outubro (segunda-feira), a selecção nacional corre o risco de ser suspensa da fase de qualificação para o Mundial'2010, a ser disputado na África do Sul.

Um porta-voz da FIFA indicou que os próximos jogos da selecção polaca no Grupo 3 - República Checa, no próximo dia 11 de Outubro, e Eslováquia, quatro dias mais tarde, podem ser anulados, com os opositores a serem declarados vencedores por 3-0.

A Polónia lidera o agrupamento, ao lado da Eslovénia, ambos com 4 pontos após duas jornadas. Irlanda do Norte e São Marino são as outras selecção do Grupo 3.

No início da semana, um tribunal arbitral do comité olímpico da Polónia suspendeu a direcção da PZPN, sobre a qual pairam suspeitas de corrupção, e nomeou um administrador provisório. A FIFA e a UEFA, contudo, continuam a reconher a autoridade da federação, e o país também corre o risco de lhe ser retirada a organização conjunta - com a Ucrânia - do Euro'2012.


Quanto a mim, isto tira completamente todas as dúvidas sobre a idoneidade desta malta da FIFA e da UEFA: Desconsideram uma decisão dum tribunal arbitral para defenderem os seus pares (acusados de corrupção), da federação polaca através de inadmissível pressão sobre o governo do país. Á UEFA e FIFA seria de bom senso esperar pelos resultados da averiguação dos supostos crimes de corrupção... Como reagirá esse mesmo governo e a opinião pública?

Etiquetas: , , ,